Nossos serviços

SUSPENSÃO E FREIOS

SUSPENSÃO E FREIOS

Suspensão

Todo sistema de suspensão, independente do modelo e marca do veículo pode parecer simples porém, va além de amortecedores e molas.

A suspensão de um carro é muito mais, composta por muitos componentes que tem influência como o veículo se comporta em diversos aspectos.

Por outro lado, existem vários tipos de suspensão, conforme o tipo de carro.

Freios

sistema de freios é um dos componentes mais importantes do carro, além de ajudar a manter sua segurança e a do veículo, freios bem conservados garantem melhor desempenho e evita possíveis acidentes nas estradas.

Antes de falar sobre a importância de fazer a manutenção preventiva dos freios, vamos conhecer quais componentes fazem parte desse sistema.

Pedal

O pedal é o componente mais visível do sistema, é por meio dele que o freio é acionado, e também, é regulado de forma que não precise fazer tanta força na hora de pisar. O pedal não tem uma vida útil determinada.

Fluído de freio

Os fluidos são óleos especialmente desenvolvidos para esse sistema, somente eles apresentam as condições de resistência que são próprias para os freios.

Mangueiras e canos

Esses dois componentes também são visíveis e importantes para a frenagem. São projetados para atuar nos freios e aguentar até altas pressões. Se o fluído de freio estiver em dia, dificilmente as mangueiras se rompem.

Cilindro mestre

O cilindro é o responsável por levar os fluídos até os pistões que estão presentes nas pinças ou tambores de freio. O cilindro leva o fluído com a pressão necessária para imobilizar o carro.

Pastilhas e tambores de freios

São as patilhas que criam a fricção necessária para que o carro desacelere. Os tambores são quem recebe a pressão das pastilhas, criando a fricção fazendo com o carro pare.

Agora que você já conhece os principais componentes do sistema de freios, deve estar se perguntando, quando fazer a manutenção dos freios?

É importante verificar o manual do proprietário, cada fabricante tem um tempo determinado para que seja realizada a manutenção.

Além disso, cada componente do sistema de freios possui graus diferentes de desgaste, fique atento a qualquer sinal de problema que venha do sistema.

E as pastilhas, quando devo trocá-las?

Se você usa o carro com muita frequência é bom sempre estar atento, afinal, pastilhas tem vida útil determinada. O recomendado é fazer a troca a cada 10 ou 20 mil quilômetros.

 

Na AUTOESTE realizamos a manutenção preventiva e corretiva de todos os componentes do sistema de freios e da suspensão do seu carro.

 

Para mais informações, entre em contato conosco pelos canais de atendimentos disponíveis no site.